Alunos do Curso Técnico de Turismo Receptivo da ETEC Alberto Santos Dumont, nesta quinta-feira 18/10/2016 acompanhado pelos professores; Douglas Azevedo e Fernando Castro, realizaram uma visita técnica na extremidade nordeste da Serra do Guararú-Guarujá/SP, palco das primeiras fortificações do Brasil (Sec. XVI) onde apresentaram os atrativos turísticos naturais, culturais e históricos que compõem as Ruínas Históricas do Complexo da Real Armação das Baleias, Ermida Santo Antonio do Guaibê, Prainha Branca e outros. Os participantes colocaram em pratica suas habilidades e conhecimentos adquiridos nas disciplinas técnicas, apresentando pontos turísticos, numa preparação profissional para obtenção da credencial de guia de turismo regional.
O aproveitamento da visita técnica no olhar dos alunos (2º T):
Gostei muito da visita técnica, eu já tinha ido à Prainha Branca, outras vezes, mas essa visita me mostrou a trilha de outra forma, com outros olhos, cada aluno abordou sobre um ponto da trilha. Eu aprendi muito com essa visita e com o curso de turismo em geral.
Aluna: Andressa Alcântara
Foi de grande proveito para todos os alunos, como cidadão e estudante, pelo conhecimento adquirido durante toda a visita e como esperávamos a Ermida foi o que mais encantou os alunos pela história que tem de existência “anos e anos” sua construção secular “que encanta”, a paisagem e o ambiente.
Aluna: Angela Victoria
Essa trilha nos mostrou o quanto o Curso de Turismo é importante para todos. Como cidadão nosso dever é pelo menos conhecer um pouco da história da cidade e isso não é muito presente no “dia a dia”. Com essa trilha adquirimos bastante conhecimento e isso é muito gratificante.
Aluna: Giovanna Santos
Ao longo dos anos que vivo no Guarujá, nunca tive o privilegio em aprender e viver uma experiência única, que no caso é só o começo. A trilha da Prainha Branca com a turma de turismo me proporcionou conhecer uma das primeiras comunidades caiçaras da região e tudo sobre o local; o guiamento pela trilha; as plantas; a preservação do ambiente; hospedagem; a Ermida ( que se encontra um pouco abandonada e é um lugar incrível e cheio de história); gastronomia; os esportes praticados. Enfim, foi uma vivência única e só agora pude perceber o privilegio que tenho em morar nessa cidade tão rica de natureza, história e sabedoria.
Aluno: Débora Cristina
Fiquei orgulhoso em saber que o Guarujá ainda conserva uma boa parte da sua história e também emocionado em fazer minha primeira trilha em um local histórico. Isso tudo agradeço ao curso de Turismo Receptivo e aos professores que se disponibilizaram em nos levar para conhecer um pouco mais sobre o local onde moramos.
Aluno: Isaac Virgínio