Home / Sem categoria / Futuros Guias de Turismo visitam ruínas seculares no Guarujá

Futuros Guias de Turismo visitam ruínas seculares no Guarujá

DSCN6124Alunos (24) do Curso de Turismo Receptivo da ETEC Alberto Santos Dumont-Guarujá/SP, através da disciplina “Técnicas de Agências de Turismo Receptivo” visitaram no dia 29/03/2017 as ruínas históricas da Ermida Santo Antonio do Guaibê (séc. XVI) local religioso de catequização dos índios tupiniquins pelo jesuíta e padre “José de Anchieta”. Período também da ilustre façanha de Hans Staden (artilheiro alemão) contratado pela coroa portuguesa em defesa contra ataques tupinambás, que o aprisionaram durante 9 meses e quando liberto escreveu o livro “Meu Cativeiro Entre os Selvagens do Brasil” (livro traduzido por Monteiro lobato 1925).

O desenvolvimento da visita técnica abordou diversos pontos de atrativos turísticos naturais, ressaltando também a Prainha Branca e sua comunidade “caiçara” no aspecto cultural, e socioeconômico.

Entendemos a fundamental importância do aprendizado junto ao local estudado (sala de aula) ser é objeto de importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

 

Prof. Resp. Douglas Azevedo
Profa. Fernanda Castro
Func. Eduardo

Convid. Especiais:
Ricardo Louzada (PMG) e esposa
Caio Miche Azevedo (agente de turismo)

Agradecimentos:
Associação de Moradores da Prainha Branca
Prefeitura Municipal de Guarujá

 

Parecer dos alunos:

 

Em todos os aspectos essa trilha me acrescentou muito historicamente, pois tive uma experiência em voltar no passado e reconhecer todo o valor aquele local possui, um dos pontos que mais me interessei foi a Ermida Santo Antonio do Guaibê, pois tem enorme valor histórico e não é tão valorizada pelos moradores da região por não entender o seu verdadeiro sentido. 

Samuel Nascimento

Interessante essa trilha, pois foi uma experiência nova para mim em cada ponto introduzido em nossa trilha “eu” pude ver o quão pouco sabia sobre o assunto e com certeza levarei essa experiência para construir meu futuro em cima do turismo.

Clayton Vinicius

Nessa visita tive o prazer de aprender sobe a Prainha Branca, uma das mais belas praias da cidade do Guarujá. Conheci sobre a vida caiçara, sobre a história da comunidade e da praia, aprendi sobre ecoturismo e sobre animais. E todo esse conhecimento foi importante para a minha futura profissão. 

Mariane Silva

Fui para trilha pela primeira vez quando menor, dessa vez foi com um olhar diferente, com olhar de um técnico de turismo. Ajudou-me com questões ambientais e me deu experiência fantástica de um dia como “Guia de Turismo” e também aprendi um pouco sobre a história. Conheci plantas diferentes e tive um pouco de noção de como vive aquela parte da sociedade. 

Carlos Daniel

Nós do segundo módulo de Turismo Receptivo, pudemos aproveitar muito a visita técnica na Prainha Branca, para obter mais conhecimento tanto com a história do local como na área de guiamento turístico, tiramos muito proveito de espécies de plantas e animais ali existente, e claro pude obter mais conhecimentos na área de ecoturismo.

Gabriela Rocha

Etec - Secretaria Acadêmica

ETEC Alberto Santos Dumont (Guarujá-SP) Rua Dr. Carlos Nehring, 165 (Jardim Helena Maria) Tel.: (13) 3382-5677 / (13) 3382-4173

Veja também

08/03 – Dia Internacional da Mulher

Deixe um comentário