Home / Sem categoria / Alunos de Turismo descobrem potenciais turísticos em suas comunidades.

Alunos de Turismo descobrem potenciais turísticos em suas comunidades.

DSCN6132Foi apresentado neste mês de maio (2017), pelos alunos do 1º ano do Curso Técnico de Turismo Receptivo da ETEC do Guarujá, recursos das suas comunidades que oferecem potencial para o desenvolvimento do turismo e valorização de suas comunidades. Essa iniciativa tem como base a disciplina de “Geografia Aplicada ao Turismo Regional” que possibilitou ao aluno; um olhar diferenciado sobre seu bairro, seus recursos e a valorização da identidade pessoal e comunitária, trazendo motivação no desempenho escolar e visão futura como profissional do turismo na criação de novos atrativos e roteiros.

Prof. Douglas J. Azevedo

 

Destaca-se o parecer de alguns alunos participantes:

Bairro: Morrinhos – Atrativo: Igreja São João Batista

Anteriormente eu apenas via meu bairro por cima, não dava tal importância para ele, até o dia em que tive que fazer o trabalho dos bairros e foi ai que realmente vi os atrativos nele. Todo bairro tem atrativos turísticos, porem nos humanos só vemos coisas que nos convém, sempre estamos com a cara numa telinha de celular em um mundinho fechado. Bom eu tirei uma lição de vida, muito grande com esse trabalho, agora toda vez que saio para qualquer lugar no qual vejo algo interessante, por mais simples que seja eu procuro saber quem fez, pois sempre há uma história bacana e produtiva por trás.

Aluna: Maria de Fátima

Bairro: Vila Edna – Atrativo: Grafites e Pinturas

Esse trabalho para mim serviu como uma aula prática, difícil, mas ótima para exercitar o meu lado de “Guia de Turismo”. No começo eu achei meio sem sentido, porque para mim meu bairro não tinha nada, agora toda vez que vejo uma pintura ou um grafite novo, já guio totalmente meu olhar, tanto na escola, no bairro ou na rua. Agora vejo atrativo em tudo, desde as festas nas ruas, até as trilhas para praia ou mata. Está agora é minha motivação; jogar na cara da sociedade que a Vila Edna, embora seja escondida no mapa é um bom lugar, com varias coisas interessantes, é muito louco eu dizer isso, critiquei os outros com suas loucuras e agora me vejo como uma. (irônico não ?!). Bom é isso.

Aluna: Nivia Gouveia

Bairro: Morrinhos – Atrativo: Personagem “Mariazinha das Flores”

Tive a oportunidade de descobrir e falar, sobre uma pessoa que foi importante na cidade e que cuidava com carinho da locomotiva histórica, chamada “Maria Fumaça”. Durante a produção do trabalho, percebi que estava errada ao afirmar que no “meu bairro não tem nada” esse trabalho serviu para motivar e aumentar ainda mais o meu interesse em continuar o curso.

Aluna: Sabrina D.C. Silva

Bairro: Jardim Virgina III – Atrativo: Pedreira Matarazzo

A realização desse trabalho provocou uma reação positiva não apenas a mim, mas também pude perceber a dos meus colegas de classe. O Curso de Turismo Receptivo não nos prepara apena para sermos bons profissionais, mas nos ensina uma lição muito importante: Olhar além do que os nossos olhos ver, buscar, pesquisar e sempre aprender e absorver o maximo de conhecimento que conseguirmos, pois teremos e levarem para o resto de nossas vidas.

Aluna: Jenifer de Santana

Bairro: Parque Estuário – Atrativo: Cemitério da Consolação

O meu trabalho me fez compreender que muitas vezes enxergamos nossa cidade com uma visão muito rasa, grande parte da sala, inclusive eu, afirmou não existir um atrativo em seu bairro, entretanto encontramos diversos pontos. Meu tema em especial, me deixou com um pouco de insegurança no começo, mas me senti super curiosa e ansiosa para mostrar aos colegas e professor como consegui desenvolver um tema muito interessante e diferente. Algo que me animou e comecei a enxergar a cidade com uma visão muito mais ampla.

Aluna: Victória Leutz

Etec - Secretaria Acadêmica

ETEC Alberto Santos Dumont (Guarujá-SP) Rua Dr. Carlos Nehring, 165 (Jardim Helena Maria) Tel.: (13) 3382-5677 / (13) 3382-4173

Veja também

08/03 – Dia Internacional da Mulher

Deixe um comentário