Nesta última terça-feira (25/09) ocorreu no auditório da ETEC do Guarujá/SP, a palestra “Surdos, o desafio da comunicação” tema esse muito relevante para o momento. Setembro foi o mês escolhido para homenagear o surdo, consequentemente a cor azul, em referência a 2ª Guerra Mundial, aonde os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul. Setembro Azul, sendo as datas comemorativas: 23/09 dia internacional das línguas de sinais – 26/09 dia nacional do surdo e 30/09 dia internacional do tradutor.
E para esclarecer as diversas questões ainda em dúvida sobre o tema, que foi ministrado pela presença da equipe do “Instituto Expressão do Silêncio” com a Palestrante Sra. Rosemary Sousa (Pedagoga e Pós Graduada em Libras). Com um resultado muito satisfatório e também bem emocionante, os alunos dos Cursos Técnicos de Turismo Receptivo, Hospedagem, ETIM e Secretariado desfrutaram deste momento tão especial. Agradecimentos aos professores e especial a profa. Sonia Barreto.
Depoimentos dos alunos do curso de Turismo Receptivo e professor:
A palestra foi muito importante para nós, estudantes de turismo, pois estamos sempre buscando melhor nos comunicar com o cliente. Ajudou-nos a ver a necessidade de pessoas capacitadas em “libras” logo despertando o interesse da maioria no assunto. Além disso, a palestra serviu de conscientização para entendermos que os “surdos” são como nós, e que assim como qualquer um merecem seu espaço na sociedade.
Alana Marques.
Desde o começo da palestra eu fiquei encantada, não conseguia prestar atenção no palestrante, apenas no interprete, era lindo o jeito que ela se comunicava, as expressões, os movimentos e tudo. E toda essa admiração me fez entender que os surdos precisam ser incluídos, pois são capazes de fazer tudo que nós fazemos a historia do “David” (razão da criação do instituto) é linda e emocionante. Eu tenho certeza que sou uma pessoa “um pouco” melhor depois dessa linda palestra.
Rayssa Aguiar.
A palestra foi de bom aproveitamento, mostrando a importância de ter um profissional especializado em libras, vimos de perto à carência que o jovem palestrante sofreu na escola e em todas as áreas da vida por falta de alguém especializado nisso, a comunicação é essencial, O apoio dos familiares foi a chave para ajudar em suas dificuldades.
Mayara da Silva dos Santos.
Os méritos da iniciativa e realização do evento devem-se aos alunos do Curso de Turismo Receptivo, em especial da equipe com foco de observação no seu Trabalho de Conclusão de Curso, com tema: Libras no Turismo Receptivo – Guiamento Acessível para Surdos. Essa abordagem é uma carência significativa em todos os serviços do trade turísticos e atividades sociais que nos foi oferecida pelo “Instituto Expressão do Silêncio” possibilitando a todos um segundo olhar sobre a questão acessibilidade, abrindo no espaço acadêmico, propostas de investimento futuro na educação e na profissão.
Prof. Douglas Azevedo.
Gestor Ambiental e Turismólogo