Alunos “concluintes” do Curso Técnico de Turismo Receptivo da ETEC Alberto Santos Dumont-Guarujá/SP, proporcionam visita técnica no dia 22/11/2016 aos alunos do Curso de Ensino Integrado ao Médio e Turismo (ETIM) as “Ruínas Históricas da Real Armação das Baleias” reduto da colonização do Brasil (sec. XVI), palco do aventureiro (alemão) Hans Staden e da passagem do jesuíta José de Anchieta na catequização dos indígenas brasileiros e complementando a visita na comunidade caiçara da Prainha Branca.
Atividade dos alunos teve como base a disciplina de “Trabalho de Conclusão de Curso” com o tema/projeto: Roteiros Turísticos no Município do Guarujá/SP “Ação educacional no ensino público, formando cidadãos” tendo como docente Douglas Azevedo.
A experiência proporcionou aos alunos a visão profissional como “futuros” guia de turismo, oferecendo serviços necessários para atrair e fidelizar a demanda turística, tendo como publico os novos integrantes do curso, valorizando nossa região e favorecendo o orgulho e a cidadania. Atividade teve a contribuição e o dinamismo da profa. Sonia Barreto, docente do curso “ETIM”.
Prof. Douglas Azevedo
Algumas observações dos alunos “concluintes” sobre a visita;
Durante a visita percebemos a carência de conhecimento sobre nossa história que aqueles alunos obtinham. No percurso abordamos pontos turísticos e históricos situados no extremo leste da Ilha de Santo Amaro que são de suma importância para o início da civilização brasileira. Contando com numerosos patrimônios históricos, que o habitante como desconhecedor destes mesmos, não conhece o devido valor para a importância do município na história do país. Observamos que os estudantes apreciaram a visita, os conhecimentos que foram transmitidos, as belezas da trilha e tudo que ela dispunha.
Laiane Matias
A visita de guiamento foi proveitosa, aprofundei meus conhecimentos relativos à prática na área profissional de Guia de Turismo. Foi bom perceber que houve retorno por parte dos estudantes, que pouco conhecia o potencial turístico da cidade. Percebi o interesse em conhecer a história da região e a animação de todos me motivou. Observar a curiosidade de saber um pouco mais de um local tão conhecido por eles foi ótimo. Foi uma experiência única e rica.
Josianny Fernandes
Já obtive a experiência como Guia de Turismo durante o curso outras vezes, mas nada comparado a está vivência. Só quando pude guiar a turma do Ensino Médio e que tive a real noção do que estava acontecendo, da tamanha responsabilidade que é ser guia de Turismo. Que o TCC que há pouco tempo a minha equipe veio se dedicando pôde se realizar e beneficiar os munícipes de nossa cidade.
Millena Beatriz