No dia 19 de agosto, comemora-se o “Dia do Historiador” data em que os alunos (concluintes) do Curso de Turismo Receptivo da ETEC Alberto Santos Dumont-Guarujá/SP, realizaram a “Exposição do acervo familiar como patrimônio histórico da família”.
A atividade foi desenvolvida através da disciplina de “Patrimônio, arte e manifestação popular no Estado de São Paulo” ministrada pelo prof. Douglas Azevedo. Foram apresentados no pátio da escola para todos os alunos, professores e funcionários da instituição, os pertences significativos da história de cada família.
Os alunos buscaram junto aos seus familiares objetos e artefatos que estivessem há mais de uma geração na família, junto com uma pesquisa histórica do pertence e seu familiar ascendente.
Objetivo deste evento evidenciou-se na organização e no registro do acervo familiar como forma de preservar a tradição e os valores de uma família para as novas gerações, possibilitando a formação do acervo e a valorização da trajetória de cada membro da família,e reconhecendo seu patrimônio histórico, religioso, cultural e material.
A memória valoriza os referenciais ligados à identidade familiar, ressalta o papel da família perante a sociedade, registrando as ações que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento social.
Alunos (expositores):
|
|
Douglas Azevedo.